Formação

Na   Vida Religiosa Franciscana, a formação tem como característica o Discipulado e o Seguimento de Jesus Cristo, vivendo o Evangelho a modo de São Francisco de Assis.

Aquelas que desejam consagrar suas vidas a Deus, em nossa Congregação, entram no processo de formação, discernindo sua vocação nas diversas etapas:

“Estou aqui. O Senhor me chamou?” (1Sm 3,5)

Formação para a Vida e Atividade
Devido à necessidade de uma formação adequada, a Província mantém juvenatos. Durante este tempo, a candidata pode permanecer na casa do Juveenato ou uma das casas da Província. O Juvenato oferece as jovens  o desenvolvimento humano-cristão e profissional. Possibilia também à Província melhor cohecimento e seleçao. O Juvenato deve ser um período de experiência num ambiente de bem-querer e mútua ajuda, que favoreçam o desenvolvimento harmonioso de toda a personalidadePara o Juvenato a Provincia  possui um programa próprio.

Postulantado
A admissão ao postulantado, bem como as demais etapas de formação, exige das candidatas um requerimento à Superiora Provincial e das Superioras locais e coordenadoras da Formaçao, um parecer sobre a mesma. O postulantado proporciona uma experiência na área da formação humana, bíblica e espiritual buscando, vivenciar o tripé fundamental das Irmãs ranciscanas: Estudo, Contemplação e Missão.

Noviciado
A admissão ao noviciado é precedida de 8 dias de retiro. Durante o ano canõnico (1º. e 2º) além da Formação própria da congregação, as noviças podem participar de cursos apropriados, de acordo com ofertas da Igreja ou da CRBF, indo o noviciado,a Irmã faz um retiro de 8 dias e depois é admitida aos votos temporários. A primeira profissão, após o moviciado, é feita para três anos e depois segue renovação por mais dois anos.

Juniorato
A Coordeadora do juniorato cuida da formação das juioritas, mantendo  vivo contato com elas, com a Superiora local e a Superiora Provincil até a emissão dos votos perpétudos.A profissão é precedida de 9 dias de retiro. Cada Irmã sinta-se responsável pelo crescimento da família religiosa aproveitando ocasiões oportuna para esclarecer e entusiasmar as jovens pela nossa forma de vida. O meio mais eficaz para isso é o nosso vier alegre, disponível e radical.

Formação permanente
Após os votos perpétuos, a religiosa continua sua formação, pessoal e comunitariamente. É necessário que a religiosa, durante toda a sua vida, busque nutrir sua vocação dentro desta dinâmica da vida.
A formação religiosa, nos seus vários componentes, não pode ser interrompida. Como a busca da perfeição da caridade é uma atitude fundamental da pessoa consagrada, assim, a Irmã, por toda vida, fiel aos apelos da Igreja, deve estar a “serviço de Deus”, aperfeiçoando, diligentemente, sua formação espiritual, doutrinal e técnica.

Vocacional
Jovem, venha nos conhecer e fazer uma experiência vocacional conosco!

JUNTE-SE A NÓS!
Venha fazer parte da nossa família!
Irmãs Franciscanas de Dillingen
Rua Tenente José Dias, 349, CEP 25010-305
Telefone: (21)2671-72076 / (21)2771-3432